domingo, 16 de setembro de 2012

João Câmara RN (História)


João Câmara: Terra dos abalos

A cidade de João Câmara está localizada no Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Sua distância da Capital, Natal, é de 72km. A cidade é conhecida com a Capital do Mato Grande, e sua história teve início com a grande produção de algodão e sisal.

A história da estrada ferroviária

Os trilhos da Estrada de Ferro Central do Rio Grande do norte avançavam pelo interior adentro e chegavam a um lugar chamado Matas. Ao redor da residência do engenheiro Antônio Proença, na época responsável pela construção da extensão da estrada ferroviária, os ferroviários faziam acampamentos.

Em 1910 começaram a surgir as primeiras casas da localidade . Em 1915, o acampamento de trabalhadores ferroviários passou a ter fundamentos e sinais evidentes de vila com uma povoação estabilizada, vivendo em razoável estágio de conforto quando surgiu a capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens.

O povoado de Matas chegou à condição de município pela Lei no 697, de 29 de outubro de 1928, com o nome originário de sua localidade, Baixa Verde, desmembrado de Touros, Taipu e Lajes.

O novo município teve como seu primeiro prefeito a figura histórica de João Severiano da Câmara que com muito trabalho e versatilidade conseguiu vencer na política, chegando a ser deputado e senador.
João Câmara inseriu Baixa Verde na modernidade da época, com a implantação de indústrias, com um trabalho organizado de assistência social, com a construção de estradas e com a ampliação do setor produtivo, mais notadamente da industrialização do algodão e do sisal.

Após o falecimento do líder baixa-verdense, em 1948, começou a existir o desejo de mudar o nome do município em homenagem a sua mais ilustre figura. Foi pela Lei no 899, de 19 de novembro de 1953, que Baixa Verde passou a se chamar oficialmente João Câmara.
Fonte: IDEMA

7 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa de criarem este blog! Contém muitas informações importantes sobre a cidade. Por meio dele poderão expressar suas opniões e publicarem o que querem ver publicado, e que provavelmente não se enquadraria em qualquer outro meio de comunicação. Portanto, sempre o atualizem! Parabéns também a profª Tais Cruz por plantar essa semente e que voçês cuidem para que gerem bons frutos.

    ResponderExcluir
  2. Querida aluna, obrigada pelo incentivo. Também espero que meus novos alunos deem continuidade ao trabalho que iniciaram nesta disciplina.

    ResponderExcluir
  3. As histórias desta cidade de nome João Câmara ainda continua sendo um grande mistério,muitos deles já se foram na mente dos muitos que já faleceram e não grafaram os seus depoimentos.a história de uma cidade nao pode ser contada apenas pela origem de seus primeiros colonizadores;a verdadeira história esta em cada homenageado que lhes empresta o nome da rua onde você reside, dos principais monumentos, tais como igrejas, cemitérios.colegios, industriais,casarios de epoca,mercados,feiras livres, Pontes, ferrovias, relevos,crina, origem gênica de seu povo, enfim "todo beco tem sua história e sua alma.
    O livro do Aldo, ainda não esta completo.
    A exemplo:O prédio onde outrora foi a principal usina de beneficiamento do algodão,e hoje transformada em mercado público, até o presente não encontrei nenhuma informação sobre o nome do prédio original,data de execução e termino da obra,as principais pessoas envolvidas na sua contrução e inauguração?.tenho interesse sim de saber de sua história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde..precisando saber mais sobre a cultura de joao camara...podecme ajudar?

      Excluir
  4. Muito bom essas informações dessa linda cidade João camara

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelas informações me serão muito útil

    ResponderExcluir